Categories

Faculdade Letras – U. Porto

A FLUP é um estabelecimento de ensino superior na cidade do Porto, vocacionada para a investigação e ensino nas áreas de ciências humanas e sociais, para a criação cultural e para o desenvolvimento científico, social e económico do país.

Este projecto foi elaborado para um concurso que decorreu em 2014. A partir de um ponto/círculo, comecei a desenvolver a minha ideia com a vontade de fazer algo diferente do que se faz pelo país.

O ponto porquê? Porque tudo começa num ponto, com um ponto, com um propósito, tudo tem um ponto para ser observado ou se identificar. Depois da duplicação da linha do ponto, comecei por desenhar as letras iniciais só com rectângulos e ficaram com um resultado consistente.

Posteriormente juntei os 3 elementos, círculo + letra F + letra L, liguei os contornos e dei-lhe um preenchimento. No resultado final podemos visualizar na mesma as letras iniciais de forma estilizada/disfarçada e o símbolo até se assemelha com uma sala e corredores à volta ou uma mão a escrever algo.

A minha proposta não venceu o concurso.

 

Pretende saber mais?

“O crescimento da Universidade em termos orgânicos iniciou-se em 1919 com a instituição da Faculdade de Letras. A primeira proposta de estabelecimento desta escola datava já de 1915 e tinha sido elaborada pelo Ministro da Instrução Pública, Doutor João Lopes Martins, catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Contudo, houve que esperar ainda quatro anos para que a lei consignasse a criação desta Faculdade, num contexto controverso que ficou conhecido por “questão académica.” [Ver mais]

O seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *